segunda-feira, 24 de março de 2014

As 10 Escolas Que Nos Fariam Ter Vontade De Estudar




Uma opinião entre os jovens é unânime, estudar é um saco, seja para quem ainda está no colegial como para quem já está na universidade. Mas a verdade é que não é bem assim, pelo menos no mundo da ficção. Vamos lembrar das escolas que infelizmente não existem na vida real, mas que nos faz acreditar que estudar poderia sim ser bem divertido.


1 - Universidade Monstro: Mais de dez anos depois do lançamento de Monstros S. A, animação que não ficou devendo nada à então rival Shreck, que por um acaso foi bem mais prestigiada, é lançado nos cinemas Universidade Monstro, não se tratando de uma sequencia e sim da origem dos simpáticos monstrinhos Mike Wazowski e James P. Sullivan, quando se conheceram ainda adolescentes na universidade que formava monstros assustadores para produção de energia elétrica para abastecimento da cidade. Nunca antes conhecemos uma universidade com tipos tão esquisitos. E no final, ficamos com a lição de que nada adianta se desesperar, pois para tudo existe um plano B.



2 - Hogwarts: Provavelmente a escola mais encantadora do mundo da ficção, fez muitas crianças e adolescentes desejarem ser bruxos, embora a instituição não tivesse sala de informática e obrigar o uso de folhas de pergaminho em vez de práticos cadernos e a escrever com pena e nanquim quando se podia usar uma caneta, sem contar que tinha livro que podia  morder você. Mas quer coisa melhor do que aprender feitiços, poções, aparatação, transfiguração, voo, trato das criaturas mágicas e a arriscada disciplina Defesa Contra As Artes das Trevas? E o melhor, sem ter que estudar disciplinas chatas como matemática, física, química, geografia e outras coisas. E se formando ainda conseguir um emprego bom como auror. Isso que é demais!



3 - Academia Ninja do Naruto: Embora na vida real exista academia de ninjútsu, igual a do Naruto, que ensina como dominar o chakra, produzir seus próprios clones, se transformar em outras pessoas e técnicas como Taijutsu e Genjutsu, só mesmo no mangá e anime. Dirigida pelo Hokage Saturobi, a academia treina jovens até estarem aptos a serem avaliados por um ninja de grande porte, denominado por Sensei-Jônim. Qual garoto não gostaria de estar no lugar do Naruto, só de pensar que não precisa ser um crânio para se graduar? E Naruto mais tarde teve sua chance de provar ser um ninja competente executando sua primeira missão ao lado de seus colegas e de Kakashi Sensei, ao proteger um temerário construtor de pontes.


4 - St Trinian´s: Pouco conhecido por aqui, Ronald Searle foi um cartunista britânico, falecido no finalzinho de 2011. Fez diversos trabalhos, inclusive desenhando para a Disney, mas sua obra mais famosa é St. Trinian´s, tirinha criada em 1941 sobre um internato feminino composto por garotas góticas e desequilibradas. Recheada de humor negro, críticas sociais e politicamente incorreto, a criação de Ronald Searle virou filme em 1954, aumentando a popularidade das capetinhas que estaria longe de terminar. Atualmente foram produzidos dois filmes, conhecidos por aqui como Escola para Garotas Bonitas e Piradas, com uma linguagem atual, onde podemos ver sem firulas uma escola feminina onde as alunas bebem e fumam e os professores ensinam a roubar.


5 - Soul Eater: Mais um mangá bacana que originou um anime, Soul Eater é um clássico moderno. O pano de fundo da história é a escola Shibusen (AMAAN) que treina os artesões a controlarem suas armas para a caça aos ovos de Kishins, terríveis criaturas que devoram as almas dos humanos para se fortalecerem, temendo, sobretudo, o ressurgimento do pior Kishin que se teve notícia, Asura, além da preocupação com as bruxas danadas que atazanam o mundo. O curioso é que a escola não fica no Japão, e sim nos EUA. Mesmo assim, quer uma escola mais interessante que uma que leciona práticas divertidas como caçar ovos de Kishins e controlar armas/aliados, cujo diretor  é o simpático Shinigami-Sama, a morte em pessoa?


6 - Instituto Xavier para Jovens Superdotados: Sem dúvida a escola mais importante do universo dos
super heróis, foi lá que os mutantes Ciclope, Jean Grey, Fera, Homem de Gelo e Anjo ´´se formaram``, e mais tarde Tempestade, Wolverine, Colossus, Vampira e Gambit, entre tantos outros, também pisariam por lá. Sem o professor Xavier e sua iniciativa de transformar sua mansão numa academia de treinamento para aperfeiçoamento de seus poderes, doutrinando a harmonia entre as espécies entre outras matérias importantes, nossos mutantes preferidos ficariam sem pai nem mãe. Além de formar grandes heróis, o instituto nos passa a lição de que não é necessário ser ´´normalzinho`` para ser uma pessoa do bem. E que o preconceito é uma droga.

7- Universidade Oxford: Em A Bússola de Ouro, a Universidade Oxford é um ambiente nefasto,
contaminado por poeira infectocontagiosa que, entre outros males, é responsável por transformar a historinha no conto literário ´´mais herege dos últimos tempos``. Mas não é uma verdade completa. Veja bem, uma universidade onde cada aluno pode ter seu bichinho de estimação que os acompanhe nas tarefas, tal como um Digimon, mas no caso são os Dimons, se tornaria o sonho de nove em cada dez estudantes do primário, faixa etária da Lyra Belacqua, que apesar de toda problemática é feliz com seu Pantalaimon, seu mascote fofinho. Além de tudo, a escola conta com a gatíssima personagem de Nicole Kidman embelezando o filme, pouco importando seu papel na história.

8 - Escola Mundial: Essa fez parte da infância de muita gente, seja  na versão que for, é aquela novelinha que permanece atual em qualquer época que for exibida. Só não consigo entender porque o nome do colégio não é Carrossel, como o título sugere, mas é apenas um detalhe. Apesar da diretora chata, as crianças podem contar com a a sempre carismática e preparada para tudo professora Helena, aquele doce encanto que faz até os marmanjos babarem, e o boa praça inspetor Firmino. Cada vez que assistimos podemos sentir um gostinho especial da infância, nos fazendo desejar ser criança novamente.

9- Escola da Galáxia: Team Galaxy é um desenho bacana, só que pouco discutido. Apesar de parecer um anime, é um desenho francês, produzido pelo estúdio Marathon Production, o mesmo de Três Espiãs Demais, estúdio que produz animes genéricos tal como Avatar, por exemplo. Se passando no ano de 2050, Team Galaxy é uma equipe que conta com três jovens estudantes da Escola da Galáxia, uma escola espacial seletiva que ensina como se fazer justiça numa galáxia já sem mistério e onde tudo pode acontecer, a protegendo de todas as ameaças possíveis, oferecendo missões perigosas cuja sobrevivência depende do quão se é levado a sério o trabalho em equipe. Um dos protagonistas, Josh, é filho do diretor Kirkpatrick, mas nem por isso ele ganha refresco, o paizão é daqueles diretores caxias que quer ver tudo funcionando na mais perfeita harmonia, inclusive vive de cabelo em pé por causa do filho rebelde e indisciplinado. Na escola os alunos também costumam ter seus mascotes companheiros de aventuras, o da equipe principal é o Fluffy, um cão robótico muito fofo. Estudar numa escola assim, mesmo que em 2050 já estejamos acostumados com muita coisa diferente, deve ser divertido pacas.


10 - Monster High: Não podia ficar de fora uma escola baseada em uma linha de brinquedos de meninas da Mattel, que geralmente fabricam diversos estabelecimentos e lugares, e como eu não queria citar nada do tipo Escola de Princesas da Barbie (Aff) decidi comentar sobre esta que seria a linha das Barbies obscuras. As bonecas ´´Barbies alternativas``, que de alternativas hoje não tem mais nada, pois viraram modinha há tempos, devido a seu sucesso agora são personagens multiplataformas, como em animação, jogos de videogame, acessórios e utilitários, e muito em breve aparecerão no cinema. Trata-se de adolescentes monstruosas, porém belas e formosas, que pegam emprestado características de criaturas de ficção científica e do terror da literatura e das lendas populares, que estudam no ensino médio de uma escola com seres iguais a elas. A diretora, por exemplo, tem a cabeça separada do resto do corpo, podendo tirá-la e colocá-la quando bem entender, e tem um cavalo igualmente medonho chamado Pesadelo. Na escola se leciona matérias bizarras como Saúde do Lar, com uma tia meio nutricionista nojenta, aula de teatro nada convencional, ciência maluca, e uma ou outra mais normalzinha, mas sempre com professores macabros. É o tipo de colégio onde qualquer freak pode se sentir em casa.

Pensei em citar a escola da Sociedade dos Poetas Mortos, mas por ser um Top 10 não podia me estender, mas eu sei que existe muita escola legal por aí bem melhor que a sua. Ao menos numa realidade virtual.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...