quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Dragon Ball Z : A Batalha dos Deuses

Texto publicado na revista Mais Mulher de Votuporanga - SP

Akira Toriyama cumpriu sua promessa



A até então mais recente incursão da saga do mangaká Akira Toriyama aos cinemas, Dragonball Evolutions ( 2009, James Wong ) deixou muitos fans de cabelo em pé ao mexerem livremente na mitologia da série, incomodando inclusive seu criador, que não obstante decidiu que aquela não seria de forma alguma a versão cinematográfica final. Disposto a limpar a imagem de sua saga, Toriyama convenceu-se a lançar A Batalha dos Deuses, que não se trata de uma adaptação live-action e sim um novo longa Dragon Ball ressuscitando os personagens. A série possui mais de dez longas de animação, mas após 24 anos do término do anime, a nova aventura foi muito bem recebida por aqueles que sentiam falta de Goku e sua turma. Roteirizado e dirigido por Yusuke Watanabe juntamente com Masahiro Hosada, foi com alívio que recebemos a notícia que o próprio Toriyama produziria e acompanharia o projeto do início ao fim, mas não tinha o que dar errado, a Toei Animation produziu um mimo caprichado para fans eruditos e para a garotada otaku de hoje em dia que, afinal, seria difícil conseguir entrar na onda dos animes atuais sem passar por Dragon Ball. Foi representante da categoria longa de animação merecidamente no Festival de Cinema do Rio e São Paulo 2013.

Surge um Novo e Poderoso vilão

Cada temporada de Dragon Ball é marcada pelo surgimento de um inimigo bem mais poderoso que o anterior, e claro que em A Batalha dos Deuses não poderia ser diferente. A pergunta que fica é; existiria um inimigo mais poderoso que Majin Boo? A resposta é sim, e esse inimigo é nada menos que o deus da destruição Bills, uma espécie de gato humanoide rosado, que desperta de um sono de muitos anos no qual sonhava estar em um ferrenho combate com um deus Super Sayajin. Após saber que Freeza, o guerreiro mais poderoso que conhecera fora derrotado, decide desafiar seu vencedor para pôr em prova seu poder, acreditando ser esse o deus Super Sayajin de seu sonho, Son Goku. Acompanhado por outro personagem interessante do longa, seu fiel escudeiro Wiss, que mais tarde é revelado ser bem mais que isso ( e não é o que você possa estar pensando )se infiltra na festa de aniversário da Bulma, palco principal das atrações espevitadas da história, ficando cara a cara com Vegeta, que faz de tudo para distrair seus caprichos de revelar ser quem realmente é e destruir o mundo caso não tenha seu desejo atendido, gerando muita confusão, momentos cômicos e descobertas gastronômicas de abrir o apetite. O humor, aliás, é um dos principais ingredientes, sempre presente na série nas formas mais bizarras possíveis, só que dessa vez consegue superar até mesmo a premissa das cenas de combate, o que, quem sabe, pode ter sido uma boa opção; a dramaticidade das lutas e a violência dos golpes hoje não chocariam mais ninguém e tudo não passaria de uma tendência apelativa e infantilóide. Mesmo com poucos novos personagens, com exceção de alguns, marcam presença personagens importantes de toda série, lembraram até do primeiro inimigo oficial de Goku, o Imperador Pilaf e seus comparsas, Mai e Shu, numa versão rejuvenescida, mas ainda às voltas em planos mirabolantes para reunir as Esferas do Dragão. Para deleite dos fans antigos, os sayajins se unem mais uma vez para a derrota de um grande inimigo em comum, mas uma peça fundamental para a solução do problema precisa ser encontrada, sendo depois descoberta de maneira sentimental.



A Batalha dos Deuses é o longa de animação que Dragon Ball merece, mesmo o tempo de projeção não sendo muito longo. Os fans se mantêm apegados a tudo que é material relacionado a mais famosa obra de Toriyama e aqui o autor faz questão de respeitá-los tal como faz questão de lamber a cria, em homenagens aos personagens que passaram pela saga, situações clássicas e fidelidade quanto às suas caracterizações. Além disso, as cenas de combate não deixam a desejar apesar de não serem mais aquele enojado derramamento de sangue. E uma novidade nos é apresentada, as cenas em computação gráfica alternando em determinados momentos com animação tradicional, o que não faz muita diferença, mas não deixa de ser uma preocupação com o que oferecer de diferente. Para os fans antigos é uma excelente película que veio para matar saudade, deixando um gostinho de quero mais. Provavelmente irá fazer aqueles que não acompanharam as aventuras pela busca das 7 Esferas por Goku e Cia correr atrás dos episódios. Ao que tudo indica, infelizmente talvez seja essa a concepção ideal de Toriyama de uma versão cinematográfica final para sua obra. Ao menos ele saiu satisfeito. E nós também.

Leia também

Percy Jackson e o Mar de Monstros


Círculo de Fogo


Saga Velozes e Furiosos


Somos Tão Jovens

http://www.orgulho-nerd.blogspot.com.br/2013/07/somos-tao-jovens-critica.html

Homem de Ferro III - Robert Downey Jr se despede do herói metálico

http://orgulho-nerd.blogspot.com.br/2013/06/homem-de-ferro-iii-critica.html


G. I Joe - Retaliação: Uma Sequência com cara de reboot
Oz - Mágico e Poderoso

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2


Ted, um Ursinho da Pesada

Resident Evil Retribuição

Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge



A Era do Gelo IV

http://www.orgulho-nerd.blogspot.com.br/2012/09/a-era-do-gelo-iv-critica.html



Os Vingadores
Jogos Vorazes


Gigantes de Aço – Um animê filmado


Conam, o Bárbaro - O cimério revive no cinema após um hiato de 27 anos


Capitão América, O Primeiro Vingador

As Relíquias da Morte - Parte 2: O fim de uma era


Se beber, não case! - Parte II


A Invasão do Mundo - Batalha de Los Angeles



As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...