sábado, 23 de fevereiro de 2013

Indulto de Natal


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

True Story


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Top 10: Os personagens desfigurados inesquecíveis da cultura pop

Quem vê cara não vê coração. Esse velho ditado cai como uma luva para nosso Top 10 da vez. Sabe aquela velha história do comercial do Sprite de que imagem não é nada, que um herói de verdade não precisa ser bonitinho para derreter corações, como a animação do Shreck faz questão de frisar? Ah sim, nessa lista não tem só herói, também tem vilões caprichados, mas o intuito é enaltecer, sem levar em conta a ordem de colocação, as características que tornam esses personagens simpáticos dignos de decoro, e olha que eu cortei muito feioso da lista para manter o titulo Top 10. Então confira minha seleção de personagens ficcionais ou reais que comprovam que beleza não põe mesa. E quer saber, homem para mim é tudo feio mesmo.


1 - Vingador Tóxico: Clássico absoluto da Troma filmes, maior produtora de filmes Trash do mundo, Vingador Tóxico é o que podemos chamar de justiceiro das vítimas de bullying. Após cair em um tanque de lixo químico, o já deformado faxineiro Melvin só precisa estar armado com um esfregão para partir em busca de vingança contra o grupo de valentões que o perseguiam. Filme de 1984, já rendeu duas continuações e se tornou um ícone da produtora. Até dizem por aí que vai rolar um remake com John Travolta no papel principal, será mesmo?


2 - Sloth: O que eu mais gostava de Os Goonies não era do Data, do Gordo, do Bocão, do Mickey e do seu irmão chato Josh e por incrível que pareça, nem da Stef e da Andy, e sim do grandalhão que ensinou muita criança a não ter medo de adultos horrendos, mesmo ainda sem saber se isso é bom ou ruim. Sloth é o tiozão que todo moleque ia se orgulhar de ter, brincalhão, não liga para aparência, te ajudaria a sair no braço com os valentões que o perseguem e é cheio de maus hábitos, ele por exemplo não o corrigiria se quisesse se empanturrar de chocolate e nem se fosse mau criado com a sua própria mãe. E a cara dele não me incomodava, apesar de ele ter um puta estilão de Skin Head. Chocolaaaattte dããããã. 
Sloth foi interpretado pelo ex jogador de futebol americano John Daniel Matuszak. Levava cinco horas para a maquiagem do personagem ficar pronta. Morreu em 1989 aos 39 anos e sua morte foi associada a uso de esteróides e parada cardíaca.

3 - Quasímodo: Personagem histórico do livro de Victor Hugo publicado em 1831, Notre-Dame de Paris, ficando conhecido anos depois por O Corcunda de Notre-Dame, que apesar de esmiuçar Paris de uma época medieval foi o sineiro deformado da catedral de Notre-Dame que ganhou projeção na história, nos mostrando que muito além da forma física o importante é a beleza interior. Varrido da sociedade apesar de ter ganho o título de Rei do Festival dos Bobos, o Corcunda se apaixona pela cigana Esmeralda e tenta salvá-la do enforcamento por acusação de bruxaria e assassinato para descontentamento de seu tutor, o arquidiácono Frollo. A obra teve algumas adaptações para o cinema e a última delas foi a animação da Disney de 1996, que ao contrário das outras tem um final feliz.


Fotografia real de Joseph Merrick
4 - Homem Elefante: Homem Elefante foi a alcunha adotada para o inglês Joseph Merrick, nascido em 1862 e vítima de uma doença raríssima hoje diagnosticada por Síndrome de Proteus, que traz para o portador deformidades como tumores subcutâneos, alguns crescidos exageradamente. No caso de Merrick 90 % de seu corpo era afetado e por isso sua aparência era totalmente deformada. Excluído de todos e abandonado pela mãe ainda recém nascido, acabou indo trabalhar em  freak shows de rua, sendo inclusive explorado por seu apresentador, um homem que o fazia se exibir mesmo doente e o espancava quando não o fazia de seu agrado, até um médico especialista em doenças raras se interessar pelo seu caso e resolver estudá-lo. Morreu aos 28 anos por seu cérebro ter crescido demasiadamente e rompido a caixa craniana.
Em 1980 a história da vida de Merrick foi levada ao cinema por David Lynch ainda em seu início de carreira, John Hurt deu vida a Merrick e Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes, Hannibal) interpreta o dr Treves, que o ajuda a ter uma qualidade de vida melhor, mas não pode curá-lo. Se Merrick tivesse nascido nos dias de hoje poderia até entrar para os X Men, nome de super herói ele já tem.


5 - Retalho: Um dos vilões mais interessantes do Justiceiro, Retalho (Jigsaw no original) antes de ter o rosto deformado era Billy Russo, um vilão charmoso metido a bonitão, não podia ver um espelho que ficava se emperiquitando, o que lhe rendeu o apelido de Belo. Trabalhava como assassino para uma família que compunha uma quadrilha denominada Magia. Foi adaptado para o terceiro filme do Justiceiro (que não tem nenhuma ligação entre eles), O Justiceiro: Em Zona de Guerra, de 2008. Tanto nos quadrinhos como no cinema teve o rosto desfigurado por estilhaços de vidro. A única coisa fofinha do vilão é o sentimento fraterno que mantém com seu irmão Jim.


6 - Darkman: Filme de 1990 dirigido por Sam Raimi, Darkman é um personagem interessante embora pouco conhecido. Peyton Westlake é um cientista que trabalha numa pesquisa de peles sintéticas para vítimas de queimaduras e outras deformidades. Após uma explosão ocasionada por um ataque a seu laboratório, sobrevive apesar dos ferimentos e deformidades que sofrera. Submete-se a um tratamento que acaba danificando seus nervos responsáveis pela sensação de dor além de adquirir força sobre humana. Passa a elaborar máscaras de pele sintética, matéria prima de sua experiência, para usá-las em sua busca contra os criminosos que queriam sua fórmula, mas a experiência não foi totalmente completa, e sua pele se desintegra em pouco mais de uma hora. O filme teve duas continuações, dessa vez com direção de Bradford May.

7 - A Fera: Neste recente filme pipoca dirigido por Daniel Barnz e estrelado por Vanessa Hudgens, Kyle é um galãnzinho barato do colégio que tem o rosto desfigurado por uma feiticeira que ele esnobou. O roteiro até faz lembrar de Sombras da Noite de Tim Burton, só que neste longa adolescente baseado no romance de Alex Flinn inspirado em A Bella e A Fera, o feitiço tem a duração de apenas um ano e é desfeito caso o rapazinho consiga fazer alguém se apaixonar por ele apesar da aparência. É aí então que entra em sua vida uma moça além das expectativas do ex bonitão, que faz o seu antes coração gélido começar a derreter.


8 - V de Vingança: Esse aí então nunca mostrou a cara, em compensação a máscara que usa ficou conhecida pelo mundo todo e é símbolo de anarquia e luta contra o sistema, o grupo viralizado na Internet  Anonymous está aí para não me deixar mentir. Personagem dos quadrinhos de Alan Moore e David lloyd, foi criado entre 1982 a 1983, mas passou despercebido. Somente em 1988 foi finalizada suas edições, dessa vez com o financiamento da DC Comics. O personagem V, espadachim justiceiro propagador da subversão política, teve seu corpo queimado quando o hospital em que estava internado ao ter sido infectado por um vírus foi incendiado, mais um dos motivos para esconder seu rosto, além de preservar sua identidade, enfrentando o regime inglês totalitário de um futuro distópico no já remoto ano de 1997.
No cinema os quadrinhos foram adaptados sob direção de James McTeigue e produzido pelos irmãos Andy e Lana Wachowski (eternizados por Matrix), que também roteirizaram, com Hugo Weaving no papel de V e Natalie Portman como Evey, a mocinha colorida de V.

9 - Deadpool: Relutei em botar esse herói na lista já que é desconhecido por muita gente, personagem recente (1991) com relação aos tradicionais super heróis, mas por ser um personagem que gosto muito e já mandando às favas aqueles que não curtem quadrinhos o personagem da Marvel Comics ficou e é muito bem vindo. Deadpool é mais um daqueles que não faz diferença sua natureza disforme, sendo que passa a maior parte das ações mascarado e uniformizado. Produto do Projeto Arma X assim como Wolverine, o mutante criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza é um anti herói, mercenário e sarcástico que adquiriu o fator de cura de Wolverine após ter sido curado de um câncer pela Arma X, porém foi deixado desfigurado. Walde Wilson é seu nome original e teve uma participação em X - men Origins: Wolverine (2009) interpretado por Ryan Reynolds, quando ainda era um garoto bonito.


10 - Darth Vader: por fim um personagem que não podia ser deixado de fora da lista. Vilão principal de Star Wars nos episódios IV, V e VI teve sua origem contada em A Ameaça Fantasma (1999), foi crescendo em Ataque dos Clones (2002) e se tornou o vilão ameaçador e sinistro que conhecemos hoje no final de A Vingança dos Sith (2005). O alter ego de Anakin Skywalker ao longo de trinta anos foi referência de designação de atos vilanescos e sua indumentária negra, a máscara e características marcantes como a voz e a respiração chiada serviu de influência para antagonistas de filmes de ficção. E ninguém pode falar que ele não era um bom menino quando criança.



segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...