quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vídeo Macumba - A mente podre de Mike Patton

Em homenagem ao dia do rock vamos falar dessa pérola produzida por Mike Patton, vocalista da banda Faith No More e de projetos paralelos como Mr Bungle e Fantômas. Não estamos falando de uma música, de um grande show ou um álbum do caralho, mas uma compilação bem tosca de filmes de sacanagem, noticiários, política e cenas nojentas; Vídeo Macumba. A princípio parece nome de um filme dirigido e produzido pelo rockstar, mas foi apenas um VHS montado a partir de vídeos de gostos duvidosos caçados por aí e mandado para poucos amigos, e sob esse título ganhou uma projeção alternativa por anos e anos. Se Mike Patton batizou sua ´´compilação`` ou se assim foi apelidada pelos caçadores de pérolas, não sei ao certo. Mas vamos à história dessa tosqueira que só não se perdeu no tempo graças a nossa amiga de sempre Internet.
Durante a passagem do Faith No More no Brasil em 1991, a banda fez amizade com os Ratos de Porão e o Sepultura, e Mike Patton acabou presenteando os amigos João Gordo, Max Cavalera e uma mina que andava com eles com uma colagem de seus vídeos favoritos, o tal Vídeo Macumba. O vídeo foi exibido em uma seção fechada com os amigos, mas a fita ganhou certa popularidade entre os fans roqueiros, foi divulgado em revistas, comentado pelo Gordo (que segundo ele, ficou impressionado), mas não li nada a respeito do que Max achava e também não sei se o próprio Mike comentou alguma coisa. Embora se falasse bastante sobre essa tal ´´lenda do mundo do rock`` era quase impossível se imaginar assistindo tal fita, que seria difícil pra burro conseguir. Só recentemente encontrei onde fazer download,  http://zemaraim.blogspot.com/ mas a imagem tá péssima. Não podemos exigir grande coisa, afinal, era apenas um vídeo pessoal montado para amigos, quem iria se dar ao trabalho de remasterizar isso? A própria compilação não mereceria tal tratamento.

Quanto a minha opinião, o que posso dizer é que esse vídeo me decepcionou muito. Não pela imagem, que embora estivesse de fato uma merda ainda dava para ver uma coisa ou outra, acontece é que eu esperava alguma coisa chocante, pelo tanto que foi falado. O tão especulado Vídeo Macumba nada mais é do que uma coletânea de cenas toscas de filmes de sadomasoquismo com uma ou outra de noticiários antigos e sem propósito mal editadas (o cara provavelmente editou em dois vídeo cassetes, vamos lembrar a data disso). Mas não posso ter certeza de que foi feito assim mesmo ou se está com partes faltando. De macumba mesmo, só vi uns rituais bem doidos e rapidinhos do que me pareceu uma tribo indígena beijando a bunda de um animal que acabou de defecar (um elefante ou uma vaca, não consegui distinguir bem) e uma outra de uns nativos furando as bochechas e as línguas de uns deles. Foi comentado uma tal missa negra do ano mil novecentos e lá vai fumaça, mas no que parecia ser isso a imagem decidiu dropar de vez e já não se via mais nada. Talvez o cara que disponibilizou o vídeo  quis censurar, hahahaha. Tá certo, reconheço, não vi o filme todo. Não tive o menor saco de passar uns 60 minutos vendo cenas mal cortadas e mal editadas, de imagem ruim e cenas toscas, só vi parte em parte de curiosidade. Sem contar que no finalzinho o vídeo ´´fica arranhado`` e volta para umas partes anteriores. A única coisa boa desse ´´vídeo macumba`` foi o clip de Mr Bungle, Quote Unquote (Travolta) e uma animação que parecia tirada do desenho Mickey e Donald, hahahaha.





E pensar que o João Gordo, ídolo do punk rock nacional que canta aquelas músicas todas ficou impressionado com essa porcaria de filme, francamente... É mais um vídeo sadomasô ruim do que qualquer coisa. Não é nada do que a gente já não tenha visto por aqui na net, e bem mais ´´pesado`` e nojento, por sinal. Só não podemos deixar de considerar que na época não tinha Internet, e pro cara poder assistir desses vídeos toscos que a gente tem vergonha de assumir que gosta, tinha que procurar muito, criando um acervo pessoal. De pesado mesmo o vídeo só tem cenas de cara pregando lábios genitais de uma mina numa mesa, agulhas em genitálias escorrendo sangue, mina pendurada pelos seios, um pitt bull atacando um cara quase arrancando o braço, nego comendo merda, o suicídio de um político americano com um tiro na boca, enfim, vídeos trash que o cara podia ficar assistindo em casa sem precisar mandar pros amiguinhos, o que me pareceu uma atitude infantil bagarái. O cara queria era polemizar. Se o intuito dele foi impressionar, bom... a mim não impressionou. Será que há 20 anos as pessoas eram bem mais frescas que hoje?

A história do famigerado vídeo acabou rendendo ao Ratos de Porão um hit homônimo, no qual o Gordo narra a experiência que teve ao assistir a fita, do álbum Just Another Crime in Massacreland, de 1993. Se ainda não ouviu confira agora, a música é cantada em inglês, mas a tradução vai logo abaixo. Divulgação pouca é bobagem. 




Video Macumba (Tradução)
Hey Mike oque acontece com a sua mente?
Voce gosta de sexo sujo, que loucura ?
Eu vi seu video porno
Sexo pesado,quebradera,tudo misturado!
Yeah!!! os meus visinhos ainda sao os mesmos.
Isso é escravidao sexual!
Fudendo com o punho!
Fudendo com animais!
Não da pra acreditar!
VIDEO MACUMBA.
Hey mike, você acha que está certo?
Meus visinhos comem merda.
Como porcos com raiva.
Sabado anoite.
Pancada e sangue.
A festa é deles!
E ele fodem assim!
Adoram merda.
Duentes sodomicos.
Tubulação de sopro.
Isso não posso acreditar.
Defecação,masturbação.
Sufocado,Ilumine Minha Tubulação De Sopro.
penetração,tortura.
situação fora de controle...

Meu recado para o Mike é... continue sendo o bom músico que é e esqueça isso de ficar divulgando as tosquices que você assiste. Se bem que... ah, hoje em dia tem o Youtube, já ia me esquecendo.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
diabo disse...

onde tem esse video?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...