quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um leão chamado Christian

Ultimamente há dois tipos de romance fazendo sucesso nas livrarias, um deles é o ´´livro de mulherzinha``, escrito por ou para as mulheres assuntos de curiosidades em geral, mas em sua maioria relacionamentos e sexo, e os que contam histórias de relação entre pessoas e animais, moda iniciada pelo fenômeno Marley e eu. Claro que também tem os romances juvenis que baseam os filmes da atualidade e vice e versa. É um tal de continuações de Eragon, Harry Potters, Crépusculos e etc, mas isso não é novidade para ninguém. Poucas semanas atrás li o livro Um Leão Chamado Christian, seduzido pelo vídeo do leão nascido em cativeiro que se reencontra com seus donos, Ace e John, após um ano vivendo sob condições adequadas no Quênia. O estilo romantizado da literatura, documental, envolvendo pessoas e as peripécias de seu mascote segue a linha de Marley e conquista o leitor. Mas diferente de Marley, o romance não tem o drama animal do livro que abriu o filão, pelo menos não envolvendo o personagem principal. No decorrer da história ele faz amizades, e o destino nem sempre é feliz para os outros animais, mostrando o quanto a vida na selva é ingrata. Mas levando em conta a natureza do animal, os donos e os cuidados que teve, Christian deve ter sido um dos lões mais felizes do mundo.
O livro conta uma história otimista, um elo improvável mas que se mostra possível e feliz entre humanos e animais selvagens, mas mostrando que devemos respeitar a natureza deles e readaptar os nascidos em cativeiros, zoológicos e afins à seu estilo de vida ideal. Pena que o homem responsável pela viabilidade da readaptação de Christian na selva, George Adamson, teve um trágico fim anos mais tarde, mas a Fundação George Adamson para a preservação da Vida Selvagem (GAWPT, no original) continua ativa, e se mantém na Inglaterra. O endereço é:
George adamson Wildlife Preservation Trust
16a Park View road
Londres N3 2Jb.
Se quiser ajudar a fundação a continuar seu trabalho e fazer doações, pode também acessar os sites:
Nos Estados Unidos: http://www.wildlifenow.com/
Assista abaixo o vídeo do rencontro do leão com seus donos, que emocionou milhões de pessoas no mundo todo e se tornou um grande hit da Net.

Só não deixe de ler o livro, você vai se emocionar tanto ou mais que nese vídeo. Antes de tudo, se trata de uma história do amor e fé do homem pela natureza e o mundo em que vive, inclusive nos faz acreditar mais no ser humano e no desejo de cuidar do que é nosso, nos fazendo pensar que basta nos unirmos para enfrentar os problemas ambientais como o aquecimento global. E vencer. É um livro do bem. Tomara que um dia Hollywood faça um filme baseado sobre essa linda história. Só não pode ser como o filme do Marley, uma comédia pastel que peca pela ausência da magia do livro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...