sábado, 31 de janeiro de 2009

O que anda acontecendo com os grupos Emo?

Anteontem vi na tv que a música de abertura da temporada anterior de Malhação, Daqui pra frente, do grupo Emo NXZero copiava a melodia do refrão de uma música de um grupo gringo, Taking Back Sunday. Como essa música era um grande hit do momento, não demorou muito para que um fan da banda gringa, que não é conhecida no Brasil, nota-se a semelhança e comunicasse a imprensa, como vocês podem conferir no vídeo abaixo.

Ao ser procurado para prestar esclarecimento, o assessor do NXZero deu a resposta que não podia ser diferente; tratava-se de uma coincidência. Coincidência ou não, composições, arranjos, harmonias, letras e melodias acabam ficando parecidas umas com as outras, e o dono da música será, teoricamnte e para todos, aquele que estiver fazendo sucesso primeiro. Também pouco importa. Como os dois grupos só brilham em seus respectivos países, é ainda melhor, independente se o grupo Emo de nosso país plagiou ou não. Ficará o dito pelo não dito até a música ser esquecida. Isso me faz lembrar de outro grupo Emo de nossa terra, Fresno, cujo hit Pólo, outra musiquinha da Malhação (mundo pequeno esse) carrega no refão a mesma melodia e forma de cantar de uma música de um outro grupo gringo, Cartel, que no entanto não deu em nada, apenas rendeu em uns carinhas comentando em comunidades do Fresno espalhadas pelo Orkut. Assista os vídeos e vejam a semelhança entre as duas músicas.

Fresno - Pólo


Cartel - Honestly

Como vocês podem ver, não é aprimeira vez que isso acontece. Tirem suas próprias conclusões. Mas o que será que anda acontecendo com esses grupos Emos? A falta de criatividade que os afligem ou a vontade descontralável de compartilhar seus sentimentos dolorosos profundos que tanto os aflige com os outros músicos de sua praia? vai saber.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...